Heráldica



Associado ao brasão da cidade de Faro, existe um historial relativo ao seu surgimento que remonta à época da conquista da cidade aos mouros, por D. Afonso III em 1249.

O historial das armas da cidade  é significativo no entendimento do que é hoje o Brasão da Cidade e da simbologia dos seus elementos.

O azul simboliza o céu e o amor celestial: é a cor da abóbada celeste.
Pano de muralha e torres- Faro enquanto cidade muralhada.
Escudetes com quinas- simboliza o facto de Faro (salvo num determinado período) sempre ter pertencido à Coroa/ Casa da Rainha.

Imagem de N. Sr.ª da Conceição cercada por um resplendor em ouro- Padroeira de Portugal desde 1646, eleita por D. João IV; o resplendor em ouro, o mais nobre dos metais, é atributo das personagens ou figuras que se pretendem exaltar.

Estrela em ouro de oito pontas- Simboliza a Virgem, contribuindo para realçar a sua dignidade. A muralha e as torres assentam sobre um pé ondulado, revela a pretensão de evidenciar a parte da cerca da cidade que se encontra virada para o mar.

A coroa mural que encima o escudo surge no âmbito do modelo definido legalmente para as cidades, pelo Regulamento da Heráldica dos Municípios, de 14 de Abril de 1930.

O brasão de armas da cidade de Faro constitui, acima de tudo, uma homenagem à Mãe de Cristo, dada pela cidade, cujo símbolo é, ainda, a evocação dum antigo local onde a sua imagem esteve exposta: na muralha.



Fonte: Câmara Municipal de Faro.


 Pedra de armas da cidade de Faro

Este trabalho escultórico em alto-relevo pertence ao Fundo Antigo do Museu. Representa as armas da cidade assentes numa cartela decorativa; pano de muralha rematado por duas guarnições nos flancos, com duas torres remetendo para Faro enquanto cidade muralhada; cada torre carregada de um escudete com as quinas, que simboliza o facto da cidade de Faro (salvo num determinado período) sempre ter pertencido à Coroa/Casa da Rainha; entre as duas torres a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal desde 1646, eleita por D. João IV.

No canto esquerdo, uma estrela de oito pontas que simboliza a Virgem, contribuindo para realçar a sua dignidade; a muralha assenta num pé ondado remetendo para Faro, cidade ribeirinha.

O brasão de armas da cidade de Faro constitui, acima de tudo, uma homenagem à Mãe de Cristo, dada pela cidade, cujo símbolo é, ainda, a evocação dum antigo local onde a sua imagem esteve exposta: na muralha.



Brasão de Armas
1860
"Tem por Brasão d'armas um escudo coroado, e nelle a imagem de Nossa Senhora da Conceição entre duas torres."

in "As Cidades e Villas da Monarchia Portugueza que teem Brasão d'Armas", Ano de 1860
de Ignacio de Vilhena Barbosa

 Fonte: Google Livros



Brasão de Armas
1795

in Faro. Evolução Urbana e Património
de Rui M. Paula e Frederico Paula
Edição da CM de Faro, 1993