domingo, 24 de outubro de 2010

Cidade de Faro

Ossónoba” no tempo dos romanos e “Harun” durante o domínio muçulmano, Faro ganhou a designação actual no século XVIII. » Ver mais.


Há que esperar que Afonso III (1247-1279), com o auxílio da Ordem de Santiago, conclua a toma do castelo de Faro em 23 de Fevereiro de 1249.

A elevação da Vila de Faro a cidade, pelo Rei D. Joao III, em foral concedido no dia 7 de Setembro de 1540, faz-se comemorar no dia do Município.




Envolvido pelas muralhas, o mais antigo núcleo urbano conhecido por Vila-Adentro ou Cidade Velha, apresenta-nos alguns dos mais importantes e antigos monumentos da cidade.




O Arco da Vila constitui a principal “porta” da Vila-Adentro. Exemplar do neoclassicismo no Algarve, é considerado o ex-libris de Faro.
Este portal monumental, inaugurado em 1812, possui no interior um portal em ferradura das muralhas mouras, único no Algarve. » Ver mais



Nela estão os Paços do Concelho e a Sé Catedral, que oferece uma grande variedade de estilos: gótico, renascentista e barroco, e cujo interior é marcado por um magnífico conjunto de retábulos e um órgão barroco. Também no Largo da Sé se impõe o Paço Episcopal, um dos principais edifícios do Algarve do período “Arquitectura Chã”.


No Largo Afonso III, ainda no interior das muralhas, ergue-se o Museu Municipal de Faro, antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção. Com um espólio diversificado, oferece aos visitantes uma colecção arqueológica de grande valor e uma das mais importantes colecções de arte sacra.
  
Fora das muralhas, o património arquitectónico é também notável:

 

Igreja do Carmo, imponente templo barroco do Século XVIII, com destaque para a sua capela dos ossos, a Igreja de São Francisco, a Capela de Santo António do Alto, o Palacete Belmarço, o Teatro Lethes, magnífico espaço cultural inaugurado em 1845, o Convento de Santo António dos Capuchos, entre muitos outros edifícios.


Assim como o passado está bem presente na Cidade de Faro, através do seu património arquitectónico, também a modernidade é visível na capital do Algarve.


Espaços culturais como o Teatro Municipal de Faro, inaugurado em 2005 e que acolhe grandiosos espectáculos nas mais diversas áreas culturais como a Dança, a Música, o Teatro ou Cinema, conferem a Faro a imagem de cidade cultural.





Também a Biblioteca Municipal de Faro é exemplo de um projecto arquitectónico actual. » Ver mais.

Situada junto ao Jardim da Alameda, foi inaugurada em 2001, tendo sido preservada a fachada neo-islâmica do edifício original, dando-lhe um cunho de modernidade e de conforto. » Ver mais.


O Mercado Municipal de Faro, mais recente obra edificada, é o novo centro da cidade e um espaço moderno que acolhe, para além das tradicionais bancas, diversos serviços.




O Jardim Manuel Bivar, frente ao Arco da Vila e junto à Doca de Faro é um espaço agradável e calmo que convida ao descanso. Nele encontra-se o pomposo coreto do Século XIX.


Na Praça da Liberdade encontra-se o Museu Regional de Faro, importante ponto de visita para aqueles que quiserem conhecer  a casa típica do Algarve e a vertente da vida dos Algarvios.

Mostra um pouco daquilo que foi o Algarve e os seus habitantes, através de fotografias, colecções de peças, pinturas e objectos típicos da região. » Ver mais.

Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a segunda maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa), o que lhe confere uma valência vincadamente cosmopolita.




 O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18 400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota.

Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar, formado por duas penínsulas (a de Faro, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a de Cacela, que engloba a praia da Manta Rota) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a todo o Parque Natural.

É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas, sendo alvo de muitos estudos realizados pelos alunos da Universidade do Algarve.


O clima, é mediterrânico, um clima em que a temperatura é amena durante todo o ano, um clima em que podemos desfrutar do sol mais de 300 dias por ano, e em que os meses que são verdadeiramente chuvosos são reduzidos em dois, Novembro e Dezembro.


Principais Eventos 


Anuais Fixos

Faro é internacionalmente conhecida pela concentração motard que tem lugar anualmente sob a organização do Moto Clube de Faro. Esta associação foi criada em 1979 por um grupo de amigos motociclistas, tendo vindo a ser oficialmente formada e legalizada a 5 de Fevereiro de 1982. Ver mais

Actualmente (Abril de 2008) com mais de 400 membros, é reconhecida pela Federação Europeia de Motociclismo (FEMA), organizando diversos eventos anualmente dos quais se destaca a concentração motard que começou com 200 participantes em 1982, e que actualmente (2008) já conta com mais de 30.000.

Sendo o maior evento do género em Portugal, conta com participantes vindos um pouco de toda a Europa, nomeadamente de Espanha, França, Reino Unido e Itália, sendo um dos grandes atractivos turísticos da cidade.



Outro grande evento é ainda a Semana Académica da Universidade do Algarve que tem lugar anualmente na capital algarvia.


Singulares

Faro foi um dos oito concelhos portugueses que receberam o Euro 2004.

No Estádio Algarve jogaram-se duas partidas na 1ª fase (Rússia-Espanha e Grécia-Rússia) e ainda um dos jogos dos quartos de final (Holanda-Suécia).

A cidade foi Capital Nacional da Cultura em 2005.

Tiveram lugar na capital algarvia as comemorações do dia do Exército em Outubro de 2008.

Mais de um milhar de militares estiveram em Faro em quatro dias comemorativos, que incluíram diversas actividades que visaram uma aproximação da sociedade civil à realidade militar, bem como uma missa na Sé Catedral, culminando com uma parada militar em que o destaque foi todo para a apresentação oficial do novo carro de combate "Leopard".

As comemorações tiveram lugar no Algarve, contextualizando-se na transferência do Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1) para a cidade de Tavira.


Salas de Espectáculos



Faro assistiu à inauguração do novo Teatro Municipal (Teatro das Figuras) por ocasião de ter sido a Capital Nacional da Cultura em 2005.

Este novo palco veio juntar-se ao já famoso e histórico Teatro Lethes, inaugurado a 4 de Abril de 1845 que por sua vez se associou às comemorações do aniversário da Rainha D. Maria II, e que após sucessivas ampliações, remodelações e mudanças de tutela se afirmou como o mais antigo teatro da cidade, um dos mais antigos e distintos do país.

Educação


A Universidade do Algarve (UAlg) é um estabelecimento de ensino superior público fundado em 1979.

Sendo a única instituição de ensino superior da região algarvia, está sediada em Faro, possuindo três campus (todos eles em Faro) e um pólo universitário (na cidade de Portimão).

É famosa pelos seus cursos de Biologia Marinha e Ciências do Mar, leccionados na Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, e pelos diversos estudos efectuados nesse mesmo âmbito. Actualmente (Abril de 2008) conta com cerca de 10 000 alunos.


Desporto


A mais importante infraestrutura desportiva do concelho é o Estádio Algarve, construído para o Campeonato Europeu de Futebol que teve lugar em Portugal no ano de 2004.

O estádio localiza-se no Parque das Cidades numa zona fronteira dos concelhos de Loulé e de Faro.

As duas cidades têm unido esforços no sentido de atrair eventos dinamizando as excelentes infraestruturas à disposição.

Deste modo o estádio tem sido palco de numerosos eventos desportivos, como vários jogos oficiais da Selecção Portuguesa de Futebol, a Supertaça em 2005 e a Final da Taça da Liga em 2008, e culturais como o Algarve Summer Festival. » ver mais



O maior clube da cidade é o Sporting Clube Farense, que é ainda a instituição desportiva com mais historial do Algarve.

Apesar de actualmente (2008/2009) militar na 3ª Divisão Nacional - Série F, a sua equipa de futebol já conseguiu uma presença na Final da Taça de Portugal no Estádio Nacional do Jamor, na época de 1989/1990, um 5º lugar na 1ª Divisão em 1994/1995, que ainda lhe valeu uma participação na Taça UEFA no ano seguinte. Dando resposta à séria crise financeira que assolou a equipa no princípio da corrente década que a levou ao patamar mais baixo do futebol, o Sporting Clube Farense subiu consecutivamente de divisão nas épocas de 2006/2007 e 2007/2008, regressando desta feita à terceira divisão nacional onde tenta regressar rapidamente ao convívio dos grandes do futebol português.

O clube é ainda conhecido pelo seu conjunto de Basquetebol, que tem tido excelentes resultados sendo por varias vezes campeã do algarve.


A cidade possui mais dois clubes de futebol - o Sport Faro e Benfica e o FC 11 Esperanças. A primeira equipa milita na 1ª Divisão Distrital do Algarve, enquanto que a segunda joga na 2ª Divisão Distrital do Algarve.

Fonte: Wikipédia



Sem comentários:

Enviar um comentário